segunda-feira, 7 de maio de 2007

Incongruências

Peter Drucker vivia dizendo que uma fonte de inovação são as incongruências econômicas. Ou seja, quando a demanda aumenta, mas a lucratividade se mantém estável. Bom, no caso dos salários pagos no Rio, essa incongruência se mostra bem acentuada. Os postos de trabalho parecem aumentar, mas os salários pagos seguem baixos.

Alguém pode acabar explorando essa oportunidade. Para os mais destemidos, eu vou dar algumas dicas de estratégias que podem ser aplicadas num caso desses:

Estratégias empreendedoras:

· “Com tudo e pra valer” – Investimento maciço para obter a liderança ou domínio de um novo mercado.
· “Golpear onde não estão”:
o Imitação criativa – busca a liderança/domínio de um mercado já existente.
o Judô empreendedor – aproveita os maus hábitos da concorrência: (1) “não inventado aqui”; (2) extrair a nata do mercado; (3) crença em qualidade ao invés de valor; (4) preço-prêmio; (5) maximizar ao invés de otimizar.
· Nichos ecológicos:
o Posto de pedágio – tornar-se imprescindível a um mercado.
o Habilidade especializada – fornecer para um grande mercado.
o Mercado de bens de especialidade – identificar demandas específicas do mercado.
· Mudanças em valores e características:
o Criação de utilidade – identificar a real necessidade para um serviço.
o Fixação de preço – estabelecer preço para a utilidade, não o produto.
o Realidade do cliente – adaptar-se ao cliente ao invés de esperar que ele se adapte.
o Valor para o cliente – focar no valor e não no produto.

Nenhum comentário: