sábado, 5 de novembro de 2005

De olho na África

Fique de olho na África. Preste bastante atenção. Todo mundo fala de China e da Índia. Se você quer crescer nos próximos dez anos, fique de olho na China e na Índia. Se quer estar por aqui daqui a vinte anos, fique de olho na África.

Claro que isso é um palpite. Posso estar errado, mas historicamente, as mudanças vêm de quem não está chamando a atenção... A IBM estava de olho na HP. Chegou a Dell e...? A Mesbla estava de olho na Sears. Veio a Loja Americana e...? Então? Está todo mundo de olho na China. Vem a África e...?

A China está explodindo, agora. Os investimentos estrangeiros lá são cavernosos. Dizem, por aí, que a cada 26 horas há uma nova empresa estrangeira se estabelecendo lá. A cada 46 dias, um novo laboratório de pesquisa e desenvolvimento. Daqui a pouco, isso acaba. Não tem tanta empresa assim, né?

A ONU vai ter que cuidar da África. Os africanos não conseguem consumir muito. Estão afundados em sociedades pré-capitalistas e beligerantes. Só que isso também tem fim. Cedo ou tarde, as guerras acabam e os refugiados voltam pra casa.

Olha para Angola. A paz já chegou por lá. Odebrecht, Queiroz Galvão, Troller, Petrobrás também. Só para mencionar as empresas que são minhas clientes. Depois da construção civil e da indústria de base, o que costuma chegar? O consumo de commodities.

A ONU provavelmente vai financiar a engenharia. Ela mesma deve ser reformada, talvez até substituída como foi a Liga das Nações (mas isso é tópico pra outro post), mas vai continuar existindo uma coisa parecida. Depois disso...

Eu ficaria de olho na África. Aprenderia 3 ou 4 palavras em francês e leria sobre Tanzânia (terra de Fred Mercury), Congo e Angola. Just in case...

Por que é que sempre que eu leio um artigo sobre gestão, empresas e $$$$ meu coração bate mais forte?

E por que esse mesmo coração se sente deslocado no mundo quando assiste uma xaropada do tipo "Amor sem Fronteiras"?

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Projetos, projetos, projetos...

Tá bem que eu ODEIO rotina. Tudo bem, eu adoro estar em mais de 2.597 lugares num mesmo dia. Fazer um Mol de ligações na hora do almoço. Aliás, sempre ter alguém bacana pra almoçar comigo. Adoro isso.

Mas a coisa tá preta... No aniversário, um evento. Pro ano que vem, outro evento. Pra minha vida, muitos eventos! Nossa...

Enquanto isso, conheçam um parceiro bacana. Está começando a se firmar na área de cursos, aqui no Rio. Ele promete.