quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Toró & Liderança

Eu devo ser a pior pessoa no mundo inteiro a falar de liderança. Sou péssimo. Como sou muito ruim pra falar sobre o assunto, leio. Amundsen, Scott (uma espécie de Amundsen às avessas), Schakleton, Churchill, o cara que escreveu O Monge e o Executivo (por incrível que pareça, vale bastante o (pequeno) $$$$)... Leio e leio e leio. Quem sabe um dia, possa falar sobre isso.

Posso repetir o que eu li. Serve? Posso contar história. Serve?

Durante a II Guerra Mundial, depois que Londres era atacada pela Blitzkrieg, Winston Churchill ia pra rua. Ele queria ser visto pela população. Acreditava que isso traria tranquilidade para as pessoas e as inspiraria a se recuperar. Hitler foi se esconder num bunker. Alguém lembra o final da guerra? Quem ganhou?

Ontem, caiu um pé d'água no Rio. Minha rua virou um rio de 1,5m (ou mais) de profundidade. Passada a água, a devastação. O jardim do meu prédio ficou embaixo de lama. Melhor que os meus vizinhos da ponta da rua, que perderam alguns móveis de dentro de casa, sem falar nos carros.

Vi meu porteiro varrendo sozinho o jardim, enquanto eu esperaria o resto da rua esvaziar para poder sair e trabalhar. Quer saber, tomei uma vassoura e fui ajudar. Dali a pouco, lá vieram minha mãe e mais duas vizinhas pra ajudar. Bacana, né? Inspirei o pessoal, dando o exemplo.

Aí, quando a coisa estava meio que encaminhada, fui dar um passeio pela rua. Parava em frente aos prédios, olhava o pessoal trabalhando. "Até onde foi a água? Perdeu alguma coisa? Ficou tudo bem, afinal?" Só fazer essas perguntas provocava a simpatia das pessoas. Algumas, eu nunca tinha visto e vinham me mostrar os estragos e os salvados.

Impressionante. Faz diferença. Amundsen e Churchill tinham razão. Preciso ler menos e sair mais... Ou precisa chover mais?

Nenhum comentário: